Comunicação Impressa

Abaixo aparecem indicados com detalhe todos os passos e guidelines a seguir para a construção dos materiais de comunicação impressos.

Para todos estes materiais, existe um template (editável), que deverá ser sempre utilizado.

Cartaz

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates cartazes .

Aceder ao link Aceder ao link

Grelha

O cartaz impresso nunca deverá ser menor do que 50x70 cm.
A grelha do cartaz é composta por uma margem de 2 cm e 9 colunas com uma goteira de 4,233 mm.

aplicação da assinatura

A assinatura deverá surgir juntamente com a designação no canto superior direito e com o “M” no canto inferior direito. Porém, a designação pode também aparecer, no canto inferior esquerdo, caso necessário, adaptando-se aos restantes conteúdos do cartaz. 


Conteúdos textuais

títulos

Para os títulos existem três tamanhos possíveis: 1, 2, 3 .
Os títulos deverão ser sempre colocados no canto superior esquerdo, podendo ocupar a área de 9 colunas.
Estas três possibilidades de tamanho deverão ser utilizadas conforme a quantidade de informação e/ou a expressão do cartaz.

A formatação do texto é livre, desde que cumpra com as 
seguintes normas:
— Os critérios de tamanho, entrelinha e peso tipográfico (medium)
definidos no template;
— Preferencialmente não utilizar mais do que um tamanho de título;
— Alinhamento à esquerda;
— Não utilizar apenas maiúsculas;
— Utilização do itálico quando a informação é bilíngue.

Informações secundárias

Nas informações secundárias existe apenas um tamanho 
(definido no template).
A sua posição é sempre alinhada à esquerda, com o título. Porém, pode deslocar-se verticalmente ao longo do cartaz, quando graficamente necessário.

A formatação do texto é livre, desde que cumpre com as seguintes normas:
— Os critérios de tamanho, entrelinha e peso tipográfico (medium)
definidos no template;
— Alinhamento à esquerda;
— Não utilizar apenas maiúsculas;
— Utilização do itálico quando a informação é bilíngue.

Site, logotipos, e outras informações

O endereço do website deverá estar sempre centrado verticalmente no cartaz.
Todas as outras informações adicionais e logotipos a acrescentar, deverão estar centrados na área entre o website e o “M”.

Fundo

Fotografia

Quando o cartaz apresenta uma imagem como fundo todos os seus conteúdos deverão surgir a branco, incluindo todos os logotipos associados. Porém, e apenas quando estritamente necessário, poderão surgir a preto, mas nunca os dois cenários no mesmo cartaz.

A imagem utilizada deve ocupar, sempre toda a área do cartaz.

No momento de seleção de uma imagem para utilizar como fundo do cartaz devem ter sido ter-se em conta os seguintes normases aspetos:
— O interesse da imagem, devendo ser sempre escolhida uma
fotografia visualmente apelativa (fotografias com menos
elementos e menos cores tendem a funcionar bem);
— O ruído que a imagem possa eventualmente criar nas
informações do cartaz;
— O contraste entre a imagem e as informações do cartaz.
.

(*) De maneira a auxiliar nos dois pontos acima, entre os conteúdos do cartaz e a imagem de fundo pode surgir um retângulo preto (ocupando toda a área do cartaz) com transparência entre 1% e 30% (tentando sempre escurecer o menos possível a imagem), de forma a ajudar à leitura do cartaz.

Ilustrações

Quando o cartaz possui uma cor plana como fundo são possíveis várias combinações de cores, entre o fundo, os conteúdos do cartaz e as ilustrações. Apesar de serem possíveis várias combinações, as mais utilizadas deverão ser: preto sobre verde, preto sobre branco e branco sobre preto; Isto faz com que as outras combinações possam surgir em momentos mais pontuais, ganhando um certo destaque, mas não se distanciando do resto da comunicação.

A utilização das ilustrações no cartaz é livre. Porém, deve ser seguida a lógica dos exemplos apresentados nos templates e ter em conta as seguintes normas:
— As ilustrações não devem ser esticadas;*;
— Todas as ilustrações que estejam no mesmo cartaz devem ter a
mesma espessura;
— Apenas podem estar na mesma cor que o texto se não se
sobrepuserem ao mesmo, para que a leitura dos cartaz não seja
posta em causa;
— Para além disso deve também ser tida em conta a proporção,
relação, composição e espaço entre ilustrações, assim como a
sua espessura.

()
Com a exceção da mola e das ondas

Exemplos

Comunicação Digital

As plataformas digitais vão-nos permitir ter um grande conjunto de suportes e formatos diferentes, como por exemplo as redes sociais, o que vai permitir uma maior variedade de composições gráficas.
(de acordo com as regras, semelhantes às dos cartazes).
Isto, irá ajudar a transmitir e a clarificar a identidade gráfica da marca implementada.

Assinatura de email

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Template email.

Aceder ao link Aceder ao link

Utilizar sempre o logotipo da Matosinhos Sport como cabeçalho. 
De seguida, colocar a informação do funcionário (em que apenas o nome estará a bold). Logo depois, temos a informação de contacto da sede da empresa, seguida dos links de acesso às plataformas digitais. Por fim, assinar com o “M” referente à Câmara Municipal 
de Matosinhos. 



Redes Sociais

Nota: Todos os documentos têm um template partilhado que deverá ser editado diretamente.

Imagem de perfil

Usar a variante do logo apenas com as iniciais.
Respeitar a área do logo a ocupar.

Capa de Facebook

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates perfil Facebook .

Aceder ao link Aceder ao link

Nas imagens de perfil das redes deve usar-se apenas informação com ilustrações. Que poderão aparecer sobre fundo preto, branco ou verde.
Deve respeitar-se a margem lateral definida, a toda a volta.

A assinatura será usada na versão de uma linha, alinhadoa à margem direita superior, tal como nos exemplos abaixo e sem o “M”. O tamanho deverá ser utilizado de acordo com o template.

Capa de LinkedIn

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates perfil LinkedIn .

Aceder ao link Aceder ao link

Capa de Twitter

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates perfil Twitter.

Aceder ao link Aceder ao link

Capa de YouTube

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates perfil Youtube.

Aceder ao link Aceder ao link

destaques de Instagram

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates perfil Instagram.

Aceder ao link Aceder ao link

Usar apenas tipografia em caixa mista.
Usar abreviatura do titulo do destaque, com no máximo 3 letras.

Posts de Facebook

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates perfil Facebook .

Aceder ao link Aceder ao link

Os posts de facebook deverão seguir todas as regras da construção de um cartaz, com as seguintes exceções:

A grelha é composta por 6 colunas e terá uma margem de 20px a toda a volta.

Em relação à aplicação da assinatura, a designação deverá estar alinhada à margem inferior esquerda e o “M”, alinhado à margem inferior direita. O tamanho deverá ser utilizado de acordo com o template.

Existem apenas dois tamanhos de título, que deverão ser selecionadas conforme a quantidade de informação (esta informação deve ser direta e pouco detalhada).

post Instagram

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates perfil Instagram.

Aceder ao link Aceder ao link

Os posts de Instagram deverão seguir todas as regras da construção de um cartaz, com as seguintes exceções:

A grelha é composta por 6 colunas e terá uma margem de 40 pixels a toda a volta.

A assinatura será usada na versão de uma linha, alinhada à margem direita superior, tal como nos exemplos abaixo, sem o “M”. O tamanho deverá ser utilizado de acordo com o template.

Existem apenas dois tamanhos de título, que deverão ser selecionados conforme a quantidade de informação (esta informação deve ser direta e pouco detalhada)

Álbuns de Instagram

No caso de ser necessário colocar informação secundária (p. ex. horários, informação de preços ou datas), deverão ser criados álbuns. Estes álbuns deverão conter uma capa, que terá de seguir as guidelines do post de instagram, explicadas anteriormente.

Os posts seguidos à capa — deverão conter sempre uma das opções:
— fundo preto com tipografia a branco;
— fundo branco com tipografia a preto;
— fundo verde com tipografia a preto.

O tamanho da tipografia não poderá ser alterado (seguir os templates). Apenas a informação do rodapé e o website
estarão num tamanho menor, que também não deverá ser alterado.

A assinatura da empresa não deverá constar nestes posts.

O site, quando colocado, deverá constar sempre na margem inferior à direita. Não poderá constar nas imagens de capa do álbum nem na página com a linha de logotipos.

Sempre que necessário colocar logotipos de outras entidades, 
usar a última página do álbum para este efeito.
No caso de estar a ser utilizado fundo:
— branco: colocar logotipos a cor;
— preto: colocar logotipos a negativo;
— verde: colocar logotipos a preto

Story de Instagram

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates perfil Instagram.

Aceder ao link Aceder ao link

As stories de Instagram deverão ser criadas de acordo com os posts de Instagram. Os conteúdos deverão ser exatamente os mesmos.

Deverão ser utilizadas margens de 40 pixels nas margens laterais e 250 pixels nas margens superiores e inferiores.

No caso das publicações em álbum, o story de capa deverá ser publicado como uma imagem, e os restantes posts — deverão ser uma partilha dos posts publicados no perfil da empresa a que essa informação é relativa, tal como se pode ver nos exemplos abaixo.
Nessas partilhas, deverá usar-se o fundo a preto ou branco, de forma a contrastar com a cor da publicação, como é possível conferir nos seguintes exemplos.

Marcas de água

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates marca de água.

Aceder ao link Aceder ao link

Utilizar a versão de 1 linha do logotipo da Matosinhos Sport no canto inferior esquerdo e o “M” no canto inferior direito. 
O tamanho deverá ser utilizado de acordo com o template. 
Usar versão positiva ou negativa conforme a imagem a que a marca de água será aplicada, de forma a garantir o contraste entre o logotipo e o fundo.

Templates

Proteção de Nível 2

Por favor, insira o código de acesso para Templates Ofícios.

Aceder ao link Aceder ao link

guias/documentos informativos

A grelha dos documentos (formato A4) é composta por uma margem de 0,8cm e 12 colunas com uma goteira de 4,233 mm.

Em relação à aplicação da assinatura, teremos duas versões.
No caso dos templates de “Avisos”, a assinatura deverá surgir alinhada à esquerda da página, com a designação no canto superior e com o “M” no canto inferior. 
Nos restantes ofícios, o “M” deverá aparecer no canto superior direito, alinhado com a designação, de forma a que se consiga aproveitar mais espaço para informações mais detalhadas.

Para criar estes documentos, deverão ser sempre utilizados os templates fornecidos para cada um dos tipos, sem alterar os posicionamentos/tipografia/tamanhos, etc. dos conteúdos.

Exemplos